Portugal Mágicko
Seg, 06/09/2010 - 01:55 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Religião? Ateismo?  (Lida 223 vezes)
BumpyRide
Newbie Member
*

Localidade: Private

Ver Perfil
« em: Seg, 12/07/2010 - 06:31 »

Boas

Sou novo neste fórum como podem ver. A minha presença neste lugar pode ser questionável, pois desde já informo que sou ateu.
Não acredito na existência de algum deus, nenhuma pessoa que está acima de seja quem for. Não acredito em magia,espíritos, basicamente em nada considerado em termos científicos "sobrenatural". Possivelmente alguns de vocês que tropecem neste post, poderão me querer dizer que sou apenas um céptico por nenhuma razão aparente. Mas eu pergunto a vocês todos, quantos de vocês são na verdade crentes da vossa religião seja qual ela for? quantos de vocês praticam o culto "quando ninguém está a ver" ? quantos de vocês apenas aparentam ser diferentes, mas na verdade são iguais a todos os outros? quantos vocês se apoiam numa religião apenas para se sentirem alguém, ou para se tentarem suportar com falsas esperanças para resolver algum problema real?

Pois na realidade, eu acredito que apenas cerca de 10% de vocês acreditam verdadeiramente na existência de uma força sobrenatural, seja ela qual for. Para aqueles que acreditam, apoio-vos a fazerem o que gostam, desde que não afecte a liberdade dos outros. Para aqueles que apenas o fingem por outras razões, olhem para vocês mesmos, e reparem quão ridículos vocês são. Ficam desde já a saber, que infelizmente toda gente a vossa volta sabe a verdade.

Muito facilmente se distingue um crente de um falso crente. Um bom exemplo? Aquele que está constantemente a referir e a mostrar objectos, livros,cartas com monstros, e velinhas e pendentes com uma estrela de 5 pontas, aos seus amigos e/ou família.
 Apesar de eu ser ateu, penso que se praticasse alguma religião, principalmente uma que não o cristianismo, seria algo que manteria em privado sempre que pudesse. A religião é algo privado, depende de cada um. É algo que se pratica sozinho, ou com outros da mesma religião. Não é algo que se publicita a tudo e a todos como se fosse o BMW que saiu na semana passada , o acabou de comprar e quer mostrar a todos quanto "fixe" ele é.

A este ponto podem pensar : " mas o que isso lhe afecta a ele tanto para vir para aqui falar disso?". Seria de facto uma boa questão. Não me afecta pessoalmente o facto de andarem na rua pessoas com varinhas magicas a deixarem trilhos de sal por onde passam. O que me afecta é ver um amigo que tem problemas de auto-estima, e tenta se segurar a marcar a diferença usando as tais falsas crenças, etc. Sei que mais tarde ou mais cedo se irá aperceber que é um erro o que está a cometer, e que apenas se "enterrou" mais, pelo facto de os amigos e familia saberem perfeitamente que apenas o faz para se "armar em esquisito" (perdoem a expressão, mas é melhor maneira que pude arranjar para o descrever). Ele apenas não percebe que não precisa de usar roupas estranhas, colares e pulseiras estranhas, falar sobre rituais ridículos que ninguém percebe, e tudo isto para se destacar ; a boa personalidade dele chega, e é assim que ele deve marcar a diferença.

Para finalizar , vejo que todos oferecem ajuda para os curiosos, portanto quem tiver alguma pergunta para um ateu feliz consigo próprio, não hesitem em perguntar.
 Obrigado, e espero não ter ofendido ninguém com este agressivo texto,
 BumpyRide
Registado
Frost
Full Member

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: Seg, 12/07/2010 - 13:58 »

Pois na realidade, eu acredito que apenas cerca de 10% de vocês acreditam verdadeiramente na existência de uma força sobrenatural, seja ela qual for.  

A questão aqui não é "acreditar" mas sim "sentir/ver". Portanto, quando alguém trabalha em Magia está, de facto, a sentir, a ver.

A maioria do trabalho mágico não é visível aos olhos do "público em geral". E para este mesmo público em geral, pode parecer estranho ou até ridículo ver um xamã aos pulos ou um bruxo a fazer gestos esquisitos. Tal como também pode ser estranho ver uma pessoa ajoelhada perante um deus invisível ou aos pés de Cristo na cruz.

Quanto a tudo isto poder parecer ridículo: eu também posso achar ridículo olhar para uma praia enorme e ver milhares de pessoas amontoadas quase em cima umas das outras apenas num único local da praia enquanto o resto da areia está literalmente “às moscas”; também posso achar ridículo as pessoas que entram num centro comercial só para ver as montras; também posso achar ridículo uma série de outras coisas.

Ficam desde já a saber, que infelizmente toda gente a vossa volta sabe a verdade.

Fico sempre sensibilizado quando alguém diz que sabe a verdade ou que algum iluminado que pertence a uma espécie de elite reveladora afirma que todos os outros estão errados.
Registado

Morganah
Full Member

Localidade: Braga

Ver Perfil
« Responder #2 em: Seg, 12/07/2010 - 16:52 »

Ja pensast em falar com o teu amigo sobre isso? Diz,lhe exactarmente o que disseste a nos, talvez resulte Wink
Registado

Para a luz brilhar intensamente tem que haver escuridão!
BumpyRide
Newbie Member
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: Seg, 12/07/2010 - 19:59 »

A questão aqui não é "acreditar" mas sim "sentir/ver". Portanto, quando alguém trabalha em Magia está, de facto, a sentir, a ver.

A maioria do trabalho mágico não é visível aos olhos do "público em geral". E para este mesmo público em geral, pode parecer estranho ou até ridículo ver um xamã aos pulos ou um bruxo a fazer gestos esquisitos. Tal como também pode ser estranho ver uma pessoa ajoelhada perante um deus invisível ou aos pés de Cristo na cruz.

Quanto a tudo isto poder parecer ridículo: eu também posso achar ridículo olhar para uma praia enorme e ver milhares de pessoas amontoadas quase em cima umas das outras apenas num único local da praia enquanto o resto da areia está literalmente “às moscas”; também posso achar ridículo as pessoas que entram num centro comercial só para ver as montras; também posso achar ridículo uma série de outras coisas.

Fico sempre sensibilizado quando alguém diz que sabe a verdade ou que algum iluminado que pertence a uma espécie de elite reveladora afirma que todos os outros estão errados.

Boas
 Vejo que dei a ideia errada, pois eu não considero "ridículo", na verdade considero bastante interessante. Admito que estou a gostar deste fórum, pois acho fascinantes estas práticas "sobrenaturais".  Quando digo "acreditar" refiro-me a sentir verdadeiramente tal como o referiste. Para mim o que esta mal não são que acreditam e sentem, o que está mal são os que fazem de conta que acreditam e sentem.
Registado
Frost
Full Member

Ver Perfil WWW
« Responder #4 em: Seg, 12/07/2010 - 20:11 »

Admito que estou a gostar deste fórum, pois acho fascinantes estas práticas "sobrenaturais". 

Porque achas fascinantes?
Registado

BumpyRide
Newbie Member
*

Ver Perfil
« Responder #5 em: Seg, 12/07/2010 - 20:17 »

É algo que me confunde pelo facto de eu não conseguir perceber. Para alem de não perceber, é algo que não acredito e acho fantástico o facto de haver pessoas tão "dentro" e tão dedicadas. É uma adoração ou até um amor por algo que para mim nem existe, mas que para mim é incompreensível. Falando da prática em si, existem algumas que acho de facto fascinantes. Da mesma maneira que olho para uma obra de arte que posso não compreender o que transmite e achar na mesma fascinante. Tudo isso penso que consegue explicar o meu ponto de vista.
Registado
Frost
Full Member

Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: Ter, 13/07/2010 - 04:09 »

Falando da prática em si, existem algumas que acho de facto fascinantes.

Quais práticas?
Registado

BumpyRide
Newbie Member
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: Qua, 14/07/2010 - 03:51 »

Sinceramente não sei exactamente, mas, por exemplo, uma altura deparei-me com um grupo de pessoas na praia que estavam numa espécie de celebração. Dançavam e louvavam a deuses que não conseguia perceber quais. Atiravam uma espécie de pó a fogueira que fazia com que o fogo iluminasse de varias cores e feitios. Estavam completamente envolvidos no ritual, e a nossa presença não os intimidava de forma nenhuma. Estávamos apenas a observar, mas deu para entender que não havia problema nenhum estar ali.
 Mais tarde, deparei-me com um parágrafo fascinante num livro ,que não tinha nada a ver com o assunto, mas que me fez lembrar dessa mesma situação. O parágrafo foi o seguinte (em inglês, peço desculpa):

"Back when man was stumbling around the dusty savannahs figuring out the best way to surprise a wolly mammoth, he found his experience divided sharply between night and day. In the light, he was a naked animal, prey to those greater then him; but once darkness fell he joined the gods. Under the star-pierced sky, with flaming torches smearing his vision and armies of drummers hammering out a relentless beat, he ate some sacred roots and berries, abandoned the taboos of waking life, welcomed the spirits to his table, and joined his sisters and brothers in the dance."
Registado
Frost
Full Member

Ver Perfil WWW
« Responder #8 em: Qua, 14/07/2010 - 04:45 »

Então mas diz-me uma coisa: como ateu e céptico como vês um deus ou Deus? Ou melhor, o que é para ti um deus (ou Deus)? Como encaras um xamã?
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Alquimia e religião
Forum de Discussão Geral
mishakal 0 228 Última mensagem Dom, 30/01/2005 - 19:23
por mishakal
A sua religião ! « 1 2 3 »
Forum de Discussão Geral
medad 42 5139 Última mensagem Qua, 18/06/2008 - 14:25
por d0llhouse
A oferenda na religião
Forum de Discussão Geral
permafrost 9 512 Última mensagem Qui, 25/05/2006 - 20:19
por permafrost
A vossa religião « 1 2 »
Forum de Discussão Geral
BlackFire 20 1102 Última mensagem Sab, 16/01/2010 - 13:28
por Ingwe
Porquê acreditar nos deuses? Ateísmo = vazio?
Forum de Discussão Geral
Dharma Bum 14 711 Última mensagem Qua, 09/12/2009 - 16:45
por Leqke