Loki
Jr. Member

Localidade: Porto
|
 |
« em: Ter, 09/02/2010 - 01:41 » |
|
Ultimamente parece existir uma tendência crescente para o aparecimento de séries de teor sobrenatural, ou seja, séries que se foquem em pontos relacionados com o exoterismo. Estas têm sido adoptadas pelas várias artes e estéticas sociais (cinema, televisão, literatura), materializando-se em livros como "Crepúsculo", filmes como "Lua Nova", ou telenovelas como "Destino Imortal". Note-se que o que estes três casos possuem em comum é a exploração do vampirismo que, aparentemente, se traduziu num sucesso comercial, bilheteiro e de audiências bastante intenso.
Se em tempos a simples pronunciação do vampirismo, da bruxaria ou da feitiçaria poderia conduzir a um castigo exemplar, tal parece não se aplicar numa sociedade contemporânea. Qual será a razão do reaparecimento e da aceitação tão calorosa destas temáticas? Como é que vocês vêem isto?
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Morganah
Full Member

On-Line
Localidade: Braga
|
 |
« Responder #1 em: Ter, 09/02/2010 - 02:12 » |
|
Eu vejo isto, como uma moda, tal como tivemos a do harry potter a algum tempo. Eu sou um fã de twillight (dos livros não dos filmes) e odeio esta nova moda. Pois eu vejo muitas pessoas que se consideram fãs do twillight e nem o filme viram. Para não falar agora das novas series, aquilo é vergonhoso.
|
|
|
|
|
Registado
|
Para a luz brilhar intensamente tem que haver escuridão!
|
|
|
|
Dharma Bum
|
 |
« Responder #2 em: Ter, 09/02/2010 - 23:37 » |
|
Encaro o fenómeno como uma moda igual a tantas outras que a precederam (Harry Potter é um óptimo exemplo disso). A abordagem a temas sobrenaturais é uma máquina de fazer dinheiro, pois as pessoas interessam-se pela temática, mesmo que seja de uma forma superficial e de consumo rápido. Eu pessoalmente já me senti mais incomodado com esta vaga de vampirismo. Não havia dia que não entrasse numa Bertrand e não visse raparigas à volta dos livros do Crepúsculo ou prateleiras da FNAC caiadas a negro com tanto livro sobre vampiros. Sempre gostei do tema e a overdose de produtos e publicidade a servir-se do vampirismo causou-me náuseas temporárias. Agora procuro ignorar. Cansei-me de espernear contra a estupidez de plágios flagrantes como a novela da SIC ou a pobreza visual da novela da TVI (nunca vi tanto Nivea/Halibut espalhado numa cara a imitar palidez). Depressa a moda dos vampiros irá passar, da mesma forma que a moda da Wicca entre teenagers passou numa questão de anos. Sentem-se, relaxem e apreciem mais um dos muitos fenómenos culturais efémeros e façam apostas para qual será o próximo 
|
|
|
|
|
Registado
|
" The only Zen you find on the tops of mountains is the Zen you bring up there." - Robert M. Pirsig
|
|
|
Spectrum
Newbie Member
Localidade: Vila do Conde
|
 |
« Responder #3 em: Sab, 13/02/2010 - 17:15 » |
|
Não deixo de achar esta uma questão pertinente. Esta 'moda' dos vampiros é mais um factor de audiencias e lucro. Vejamos que a par disto a imagem do vampiro mudou muito ao longo dos tempos: indo de criaturas cadavéricas que subsistem à custa do sacrificio humano retratado no cinema pelo Count Orlok, passando para algo mais romantizado como o Drácula; até há uns largos anos ver um filme de vampiros seria ver um filme de terror. Actualmente, um vampiro é retratado como? Trata-se de um teenager galã, com cio, revoltado por ser aquilo que é e que sabe karaté e outras artes marciais. Ver um filme de vampiros hoje é ver um filme de acção, com uma ou outra cena de paixão ou sexo e que se pode encontrar também humanos com ou sem poderes irreais armados com armas de alta tecnologia e também, alguns mutantes. Estas séries novas da tv são um tanto descabidas de nexo devido ao contexto em que colocam o vampiro. Do tipo, há um moço ou uma moça jovem que é vampiro (o que por si só já é algo aberrante) e sendo uma criatura que tem a eternidade toda pela frente o que faz? Gozar a vida? Não... Vai sim repetir o 12º ano vezes sem conta até todo sempre (acho que é inconcebivel idealizar algo tão deprimente quanto isto). As histórias actuais de vampiros são sempre a mesma coisa e altamente previsiveis: tem vampiros na escola (os vampiros precisam mesmo de actividades didáticas para não se aborrecerem), tem vampiros maus e humanos maus e/ou mesquinhos, tem um triangulo amoroso entre humanos e vampiros, o amor entre o vampiro e humano é impossivel mas como estao ambos cheios de cio acaba por haver cenas um tanto 'picantes' pelo meio e no fim acabam por ficar juntos, graças a alguma eventualidade que quase ninguem percebe. Estas séries são feitas para as audiencias cujo publico alvo, são menininhas 'emo' que como estão na adolescencia e cheias de cio aventuram-se em pseudo-relações falhadas e cuja revolta por amarem sem serem correspondidas, leva-as a idealizar um principe igualmente revoltado, bad boy e galã que quer um amor à partida impossivel mas que na verdade se irá revelar eterno. Essas meninas só seguem essas séries para alimentar as suas ilusões e devaneios. 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Brigite.Vitali
Jr. Member

Localidade: Lisboa
|
 |
« Responder #4 em: Dom, 21/02/2010 - 01:54 » |
|
Eu penso nisso como uma moda, pessoalmente nao acho piada nenhuma ao crepusculo, nem as novelazinhas que apareceram na televisao, apesar de na minha idade quase todas as raparigas adorarem estas historias, na verdade algumas so as adoram por causa dos portagonistas do filme "Crepusculo" tendo a maior parte nem sequer lido os livros, eu li os livros e vi os filmes, não gostei, prefiro harry potter >.<. Outros livros que tambem ajudam na moda dos vampiros são os "romances da casa da noite" livros como Marcada e Traida etc..etc.. É tudo uma moda para afectar o publico adolescente, em breve aparece outra coisa e volta ao ciclo... Duvido que tenha feito algum sentido  Abençoados sejam
|
|
|
|
|
Registado
|
Don't worry, be happy ^^
|
|
|
Spectrum
Newbie Member
|
 |
« Responder #5 em: Dom, 21/02/2010 - 21:25 » |
|
O que disseste faz todo sentido.  Em base é tudo para 'vender' pois o sucesso de tais projectos traz muito dinheiro a quem os inicia, quer tenham qualidade ou não. Hoje exagera-se bastante na fantasia cinematografica e no irreal, cujos enredos e a elaboração complexa destes dão a volta a muita gente susceptivel. Bem haja.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Morganah
Full Member

On-Line
|
 |
« Responder #6 em: Dom, 21/02/2010 - 21:29 » |
|
Pois, e ainda por cima ainda misturam vampirismo com Wicca! Eu por acaso li e gostei muito da saga "Casa da noite" mas sim, mistura muito vampirismo com Wicca! Alias, os vampiros nesses livros ate veneram uma Deusa, e fazem o chamamento de circulos e entidades!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Spectrum
Newbie Member
|
 |
« Responder #7 em: Dom, 21/02/2010 - 21:45 » |
|
Podes não saber mas existem cultos vampíricos. O mais antigo que ouvi falar na literatura remonta ao século XIV e XV e ao que parece já se extinguiu visto que estava muito associado à politica de altura tendo como membros soberanos da corte de algumas casas da europa central e de leste. Até pelos vistos, existe um culto que resurgiu em Portugal e que tem a sua sede situada no Porto; isto segundo 'membros' do dito grupo e que adoram uma deusa egipcia.
Bem haja.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Morganah
Full Member

On-Line
|
 |
« Responder #8 em: Dom, 21/02/2010 - 22:55 » |
|
Por acaso não sabia, mas mesmo assim  eles nos livros/series dizem com todas as letras que wicca é vampirismo.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Spectrum
Newbie Member
|
 |
« Responder #9 em: Dom, 21/02/2010 - 23:18 » |
|
LOL Ignorancia das pessoas. Nas series encontra-se muita porcaria dessa. 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Mysterium Coniunctionis
|
 |
« Responder #10 em: Seg, 22/02/2010 - 19:18 » |
|
Olá! Nada tenho contra ou a favor dessas series. Existe um livro raro muito curioso do Paulo Coelho "manual pratico do vampirismo" aconselho a ler como uma coriusidade. Daqui verão que a originalidade das series de hoje limitam-se apenas conteudos em cima de extruturas longinquas no tempo.
Não me vou alongar,porque não vale a pena e quem souber entender que entenda, só dois casos:
O que faziam os devotos de Mitra ? Matavam o Touro sagrado e bebiam o seu sangue,porque sua liturgia invocava o sangue como sinal de vida eterna. O que fazem os cristãos ainda hoje? não bebem o sangue do seu redentor? não comem o seu corpo depois de o retalharem?
Na maioria das religioes existe a morte do seu redentor como neceessidade de salvação dos seus devotos,o pacto fica assinalado com o derramamento de sangue.
O proprio canibalismo só tinha função religiosa ,não era forma de alimentação regular.
DE vez em quado ,já o disse diversas vezes, o ser humano procura respostas para suas angustias sob a forma de mitologemas mais ou menos reformulados. mas isso é normal...não é estupidez
|
|
|
|
|
Registado
|
É no ponto central entre o esquadro da RAZÃO e o Compasso a INTUIÇÃO que está tudo o que se perdeu.
|
|
|
Morganah
Full Member

On-Line
|
 |
« Responder #11 em: Seg, 22/02/2010 - 20:35 » |
|
Olá!
O proprio canibalismo só tinha função religiosa ,não era forma de alimentação regular.
O canibalismo era tambem , aos olhos de quem o praticava, uma maneira de ficar com os dons ou poderes da pessoa que era comida, como se estes fossem transmitidos pelo sangue.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Eruecco
Jr. Member

|
 |
« Responder #12 em: Sex, 12/03/2010 - 23:52 » |
|
Isto revolta-me e enerva-me solenemente. Por vários motivos: 1 - o mito dos vampiros, não esta relacionado com estes pseudo filmes e séries de vampiros bonzinhos e amiguinhos que não bebem sangue humano e blá blá blá... os vampiros são criaturas que existem apartir dos terrores nocturnos e são transculturais. São seres que existem para a morte e destruição (quando conseguir juntar toda a fonte vou tentar fazer um texto a sério); 2 - Eu gosto de um bom filme de terror e conheço a mitologia dos vampiros e outros seres e simplesmente não encaicha romances, é quase como uma relação saudável com base no sadomasoquismo; 3 - LUA VERMELHA, uam série de terror  , portugueses não sabem fazer terror e copiam literalmente os livros  espero que esta moda passe rapidamente porque estou farto de pseudo vampiros bonzinhos 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Eruecco
Jr. Member

|
 |
« Responder #13 em: Qua, 17/03/2010 - 23:09 » |
|
Quanto aos temas acima apresentados - o beber sangue em cerimónias rituais e canibalismo - eles não são relacionados com os vampiros. A maioria dos vampiros esta associado a demonios (lilith - judaismo, por exemplo) ou a explicações de males (tuberculose sec. XVI (se não me engano)). eles são descritos como bebedores de sangue e habitantes da noite. Aparecem como seres que conquistaram a sua imortalidade ao renegarem-se ao sol (luz, vida, amor) e a viver na noite, onde a vida é apenas um golpe de prazer para os que caem.
os vampiros têm um aspecto mais profundo e negro, não são explicados facilmente com questões de superstição e crença como o canibalismo ou como o beber o sangue num ritual.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|