Saudações,
A divisão mais normal e comum do Wicca é entre Wicca Tradicional e Ecléctica. São duas realidades diferentes, unidas por princípios básicos, mas não deixam de ser diferentes por isso. De um lado uma Religião de Mistérios, como tão bem o define-o vários autores entre eles Viviane Crowley e pelo outro lado, uma tradição de culto a roda do ano, marcada por ritos de passagem. Wicca Tradicional é elitista e ainda bem que o é, aliás, Wicca em suma deveria ter sido mil vezes mais elitista, e não teríamos hoje pseudo-wiccans de supermercado. Mas todos os ritos de mistério são elitistas e essa é uma realidade histórica. Wiccans Tradicionais, não fazem parte de um povo eleito, talvez lhes falte a utopia de uma Israel prometida.
Mas vamos reflectir um pouco. Wicca é um caminho esotérico, saberão os que apregoam a “libertação” e consequente banalização de um caminho mágico, o que é um caminho mágico? Meus caros, Wicca não é fazer rituais quando há sabbathes ou em noites de lua cheia! É preciso ser-se wiccan no simples quotidiano, sem pentagramas ao pescoço numa afirmação social disparatada e infeliz. Ser-se wiccan, verdadeiramente wiccan, dá trabalho, meus caros! Investigação e alimento intelectual é indispensável, meditação e doses cavalares de exercícios mágicos, prática ritual não se adquire apenas com um ritual “ao coração” uma vez por mês! Qualquer caminho dá trabalho e o Wicca não dá menos. Consome tempo, muito tempo. Dedicação e auto-motivação que são provas de fogo para qualquer um. E quantos de nós na cruel realidade seriam capazes de percorrer esse caminho? Poucos, muito poucos, uma minoria e sim, uma minoria elitista. Pois essa minoria constitui o que de melhor há no meio da massa conformista.
E Cunnigham sabia isso melhor que ninguém, por isso criou um Wicca para donas-de-cas, sem paixão, sem força de vontade. Que em vez de trabalharem magicamente e arduamente todos os dias, vão fazendo rituais uma vez por mês para lhes dar a falsa sensação que são mais que marionetas sociais!
Querem auto-iniciar-se? Força! Brinquem, num mundo de faz-de-conta vistam uma falsa roupagem de Wiccans, porque quem perde, e perde sempre, são vocês mesmos, o teatro em que vocês actuam é só vosso. E eu que não sou wiccan, rio-me e rir-me-ei sempre da inutilidade que é quer remar contra a maré e tentar escrever as palavras que até os cegos veriam. Quem acredita ser possível ser wiccan por auto-iniciação, não sabe o que é uma iniciação, não sabe o que é Wicca e desconhece o que é magia. O meu percurso iniciático não me levou a uma iniciação wiccan, facto esse, que por motivos pessoais não lamento. Mas isso não me cega, sei o que é uma iniciação num caminho mágico, a força que isso tem e os efeitos irreversíveis que causa.
E agora sim, podem chamar-me elitista, sou-o e assumo-o sem qualquer vergonha, apenas poderia sentir vergonha dos meus ideais se não conhece-se a estrutura que os envolve. Por isso guardem acusações ideológicas para vocês mesmos, sou o que sou, e não tenho qualquer dúvida dos meus ideais que honro na minha afirmação indignada da realidade hipócrita e falsa que me põem a frente dos olhos, quando simplificam um sistema iniciático tornando-o em algo tão banal. Covens e grupos, fecham-se. A culpa não é deles, mas antes desta “maioria”, não são eles que estão a matar o Wicca, são os “descendentes de Cunnigham” que na sua ideologia tacanha matam seja o que for.
Por fim, não tenho qualquer ambição em ser sábia, muito pelo contrário. Sou uma mera espectadora, de uma Roma em chamas, e acreditem não sou eu o Imperador à atirou as chamas.
Ardath Lilith
Saudações
Do que tenho lido e, dada a minha inexperiência, gostaria de saber, então, como ou, através de que meios, é possível a iniciação?
Será necessário conhecer as pessoas certas? Falamos de quem, concretamente?
Obrigada.